Cofidis conquista 2º lugar do “Great Place to work”
06.04.2018

Cofidis conquista 2º lugar do “Great Place to work”

A Cofidis acaba de ser novamente distinguida como a segunda melhor empresa para trabalhar em Portugal na edição de 2018 do Great Place to Work.

A Cofidis acaba de ser novamente distinguida como a segunda melhor empresa para trabalhar em Portugal na edição de 2018 do Great Place to Work, na categoria “Mais de 250 colaboradores”.

Este estudo, em que a Cofidis participa de dois em dois anos, permite medir o clima organizacional e avaliar as práticas de gestão, dando aos colaboradores a oportunidade de se envolverem na construção e desenvolvimento de planos de ação de melhoria contínua.

Para este reconhecimento contribuiu a boa avaliação feita pelos colaboradores em todas as dimensões: “Orgulho” com 83%, “Camaradagem” com 80%, “Credibilidade” e “Respeito” com 77%, “Imparcialidade” com 74%. Em 2016, a Cofidis já integrava a lista das melhores empresas para trabalhar em Portugal e, este ano, os resultados revelam um aumento de cerca de 6% nos principais indicadores.

Os colaboradores da Cofidis destacam a “ética e a honestidade na gestão do negócio”, reconhecem o “contributo da empresa para a comunidade”, e salientam que se trata de uma organização onde “todos são bem-vindos” e “sentem orgulho em trabalhar”. 

“Esta distinção reflete o nosso compromisso em envolver ativamente os colaboradores na vida da empresa, através da partilha da estratégia de negócio, dos objetivos, dos resultados e dos grandes desafios da organização. Tal como no negócio colocamos o cliente no centro da nossa atenção, também a política de recursos humanos da Cofidis privilegia a ‘experiência colaborador’, tendo subjacente a assinatura da marca ‘de pessoas para pessoas' ”, refere Margarida Pena, diretora de Recursos Humanos e Logística da Cofidis.

A “experiência colaborador”: uma experiência positiva e “de pessoas para pessoas”

Pedir e dar feedback, partilhar conhecimento e desafiar o estado das coisas são aspetos que caracterizam a cultura organizacional da Cofidis. Os “Encontros com todos os Colaboradores”, os “Pequenos-almoços com o Diretor Geral”, os seminários de partilha entre as direções e os inquéritos de opinião como o “Cofidis Ouve”, são apenas alguns exemplos de iniciativas onde os colaboradores podem dar a conhecer as suas preocupações e expectativas, bem como sugerir ações inovadoras para responder aos novos desafios.

A Cofidis dá especial atenção ao momento de integração dos novos colaboradores. Neste âmbito, promove uma semana de acolhimento “Mundo Cofidis”, com módulos dados por formadores internos, onde são abordados temas relacionados com a cultura, valores e posicionamento da marca, a par de informação mais diretamente ligada ao negócio.

Para tornar o dia-a-dia dos seus colaboradores mais atrativo, a Cofidis investe na criação de boas condições de trabalho e espaços de lazer agradáveis para que todos se sintam bem, e na concretização de atividades que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A destacar o programa “Estou Em Forma Comigo e com o Trabalho” assente em três grandes eixos de intervenção: “Trabalho Melhor”; “Facilito a Minha Vida“ e “Sinto-me Bem”.

No eixo “Trabalho Melhor”, são realizados fóruns transversais de discussão sobre novos métodos de trabalho (smartworking) e formações em inovação, gestão do tempo e das emoções. No eixo “Facilito a Minha Vida”, são disponibilizadas atividades dentro da empresa como aulas de teatro e de fotografia, bem como ensaios da Banda Rock Cofidis. São ainda realizados estágios de verão para filhos de colaboradores que frequentam o ensino secundário e a universidade (“Cofidis - Summer Next Generation”) e semanas de férias para os filhos dos colaboradores entre os 6 e os 14 anos (“ATL Cofikids”).

No eixo “Sinto-me bem” são promovidos hábitos de vida saudáveis que contribuem para a saúde e bem-estar dos colaboradores. A empresa disponibiliza fruta fresca todos os dias, incentiva a prática do desporto através da oferta de aulas semanais de ioga nas suas instalações e da comparticipação na mensalidade do ginásio escolhido pelo colaborador. Promove ainda treinos regulares de futebol, voleibol, atletismo e ténis de mesa.

Também na área da saúde, os colaboradores têm à sua disposição consultas semanais de medicina geral e de nutrição, em espaços da empresa devidamente equipados para o efeito. Periodicamente, são dinamizadas iniciativas de sensibilização para questões oncológicas, promovidas em parceria com o IPO, entidade apoiada pela Cofidis desde 2016 (através de um donativo anual de cerca de 78 mil euros, que corresponde ao valor que os colaboradores pagam para ter acesso ao seguro de saúde da empresa e que é extensível ao seu agregado familiar – cinco euros/ mês, por adesão).

Destaque também para o programa “A Marca que Somos”, um programa através do qual a Cofidis procura inspirar os colaboradores para atitudes e comportamentos alinhados com a assinatura da marca “de pessoas para pessoas”. Pretende-se que, independentemente da sua função, os colaboradores atuem diariamente com consideração, audácia, agilidade, responsabilidade e simplicidade. Estes são os valores corporativos que a empresa quer que transpareçam nas relações com colegas, clientes, parceiros e fornecedores.